05/05/13

Betão:


Betão, material de cimento, de inertes grossos e finos, e de agua, resultante do endurecimento da pasta de cimento, podem também conter adjuvantes e aditivos.
Se o inerte for igual ou inferior a 4 mm damos o nome de argamassa.
Betão fresco, betão ainda no estado plástico e capaz de ser compactado por métodos normais.
Betão endurecido, betão que endureceu e desenvolveu uma certa característica.
Betão de fabrico no local, betão doseado e amassado pelo empreiteiro no local ou perto da obra.
Betão pronto, betão doseado numa central exterior ou não ao local da obra de construção, amassado em central fixa ou em camião betoneira e entregue pelo produtor ao empreiteiro no estado fresco, pronto para ser usado no local de construção ou enchimento de veículo do empreiteiro.
Betão de enchimento normal, betão com uma massa volúmica após secagem em estufa a 105º grau superior a 2000kg/m3 mas não excedendo os 2800 kg/m3.
Betão leve, betão com uma massa volúmica após secagem em estufa não superior 2000kg/m3 total ou parcialmente fabricado com inertes de estrutura porosa (inertes leves)
Betão pesado, betão com uma massa volúmica obtido após secagem em estufa superior a 2800kg/m3
Amassadura, quantidade de betão amassado num ciclo de operações de uma betoneira, ou a quantidade de betão pronto transportada num veiculo, ou a quantidade de betão descarregada durante 1 minuto de uma betoneira continua, ou ainda a operação que produz estas quantidades.
  Inerte, material constituído por substâncias naturais ou artificiais, britadas ou não com partículas de tamanho e forma adequadas para o fabrico de betão.
Inerte leve, inerte com estrutura porosa e com massa volúmica inferior a 2000 e 3000 kg/m3 quando determinada de acordo com ISO 6783 ou 7033.
Inerte pesado, inerte com massa volúmica superior a 3000kg/m3, e quando determinada de acordo com ISSO 6783 ou 7033.
Cimento (ligante hidráulico) material inorgânico finamente moído que quando misturado com agua, forma uma pasta que faz presa e endurece em virtude das reacções e processos de hidratação e que depois de endurecer, mantêm a sua resistência e estabilidade mesmo debaixo de agua.
Dosagem efectiva de água, soma da agua de amassadura com a agua presente na superfície dos inertes e nos adjuvantes e adições.
Razão agua cimento, razão entre a dosagem efectiva de água e a dosagem de cimento no betão.
Betão de comportamento especificado, betão em que o empreiteiro é responsável pela especificação do comportamento requerido e das características adicionais e o produtor é responsável pelo seu fornecimento de forma ao comportamento requerido e as características adicionais.
Betão de composição prescrita, betão em que o empreiteiro especifica a composição do betão e dos matérias a serem Utilizados. O produtor é responsável pelo fornecimento do betão mas não responsável pelo comportamento.
Ensaio Inicial, ensaio ou ensaios para verificar, antes da utilização do betão, como deve ser a sua composição a fim de satisfazer todos os requisitos de comportamento nos estados fresco e endurecido, tendo em atenção os matérias constituintes a utilizar e as condições particulares na obra.
  Cimentos. O cimento portland (CE IV 1) O cimenta portland (CE II). O cimento de alto-forno (CEIII) e o cimento pozolânico (CE IV) Devem estar de acordo com a norma ENV 197 partes 1ª 32) 3). Outros cimentos devem satisfazer as normas nacionais ou regulamentações em vigor no local da aplicação do betão.
Inertes, os inertes devem estar de acordo com as exigências das normas nacionais ou das regulamentações em vigor no local de aplicação do betão.
Inertes. Os inertes devem estar de acordo com as exigências das normas nacionais ou das regulamentações em vigor no local de aplicação do betão. Os inertes não devem conter constituintes prejudiciais em quantidades tais que possam afectar a durabilidade do betão ou provocar a corrosão das armaduras.
Agua de argamassa. A água de argamassa deve satisfazer a exigência das normas nacionais ou da regulamentação em vigor no local de aplicação do betão. A agua na deve conter constituintes prejudiciais em quantidades tais que possam afectar a presa, o endurecimento e a durabilidade do betão ou provocar corrosão das armaduras. Na Europa, de uma maneira geral, a água potável das redes de abastecimento público é adequada para o fabrico de betão.      
Adjuvantes. Os adjuvantes devem satisfazer as exigências das normas nacionais ou das regulamentações em vigor no local de aplicação do betão. Os adjuvantes não devem conter constituintes prejudiciais tais que possam afectar a durabilidade do betão ou provocar a corrosão das armaduras.
Adições, as adições deve satisfazer as exigências das normas nacionais ou das regulamentações em vigor no local de aplicação do betão. As adições não devem conter constituintes prejudiciais em quantidades tais que possam afectar a durabilidade do betão ou provocar a corrosão das armaduras.
Adições consideradas na NP ENV 206, Cinzas Volantes, Prozolanas, Escora granulada de alto-forno, Filer Calcário, Sílica de Fumo.
 Normas
NP ENV 206 – Betão, produção, colocação, e critérios de conformidade.
Generalidades, a presente norma estabelece exigências técnicas relativas não só ao componentes do betão, como á sua composição, as propriedades do betão fresco e do betão endurecido e a sua verificação, mas também as relativas ao fabrico do betão, seu transporte, entrega, colocação, cura, e procedimentos para o controle da qualidade.
Outra finalidade desta norma é dar a informação sobre o material betão necessária para a utilização dos eurocódigos relevantes.
Definições. Betão: material formado pela mistura de cimento, de inertes grossos e finos e de água, resultante do endurecimento da pasta de cimento (cimento agua); para além destes componentes básicos, pode também conter adjuvantes e adições.
Nota: se a máxima dimensão do inerte for de 4 mm ou menos, o material resultante é denominado argamassa.
Betão Fresco, betão ainda no estado plástico e capaz de ser compactado por métodos normais.
Betão endurecido, betão que endureceu e desenvolveu uma certa resistência.
Betão de Fabrico no local, betão doseado e amassado pelo empreiteiro no local ou perto da obra.
Betão pronto, betão doseado numa central exterior ou não ao local de construção, amassado em central fixa ou em camião betoneira, e entregue pelo produtor ao empreiteiro no estado fresco, pronto para o uso no local de construção ou para enchimento do veículo do empreiteiro.
Betão de peso normal, betão com uma massa volúmica após secagem em estufa a 105 º C superior a 2000 km/m3 mas não excedendo os 2800 kg/m3.
Betão Leve, betão com uma massa volúmica após secagem em estufa não superior a 2000 kg/m3, total ou parcialmente fabricado com inertes de estrutura porosa (inertes leves).
Betão pesado, betão com uma massa volúmica obtido após secagem em estufa superior a 2800 kg/m3.
Amassadura, quantidade de betão amassado num ciclo de operação de uma betoneira, ou quantidade de betão pronto transportada num veículo, ou quantidade de betão descarregada durante 1 minuto de uma betoneira continua, ou ainda a operação que produz estas quantidades.
Entrega, processo de fornecer betão ao empreiteiro, normalmente por descarga do camião do betão pronto.
Adjuvantes, produto que é adicionado em pequenas quantidades referidas á massa do cimento, antes ou durante a amassadura ou numa operação adicional de amassadura, provocando as modificações requeridas das propriedades normais.
Ensaio de desgaste (Maquina de Los Angeles) Norma NP EN 1097 – 2
Consistência do betão
Ensaio do betão fresco
Ensaio de abaixamento – NP EN 12350 – 2 (mais utilizado, fácil execução, equipamento simples.
Ensaio Vêvê – NP EN 12350 – 3 (realização em laboratório, utilização em betões secos e muito secos, requer equipamentos específicos) Ensaios de compactação: Grau de compactabilidade – NP EN 12350 – 4, fácil execução, vocacionada para betões secos, equipamento simples.
Ensaio de mesa de espalhamento – NP EN 12350 – 5, realização em laboratório / obra, vocacionado para betões plásticos.
Massa Volúmica do betão e dosagem de cimento compacto deve ser determinada de acordo com o ISO 6276 ou com um método alternativo acordado.
Razão agua cimento e dosagem de cimento
A água /cimento deve ser calculada e verificada com base nas massas do cimento, agua e dos inertes, tendo em atenção o teor de água total dos inertes (para os adjuvantes líquidos seguir recomendação da NP ENV 206).
Quando for exigida a determinação experimental da razão agua / cimento do betão fresco de haver acordo sobre o método de ensaio.
Plano de amostragem e critérios de conformidade para:
Resistência à compressão
Consistência do betão
Massa volúmica do betão leve
Razão agua/ cimento
Dosagem do cimento
Teor em ar do betão fresco
Penetração de água teor em cloretos
Plano de amostragem e critérios de conformidade para a resistência á compressão do betão:
A – Em obra
B – em central de betão pronto
C – em fabrica de pré fabricação
 Critérios de conformidade:
A EN ENV 206 define dois critérios de conformidade para a resistência á compressão, função do número de amostras:
_ Critério 1, para 6 ou mais amostras;
_ Critério 2, para 3 amostras
Como é sabido a quantificação da resistência mecânica do betão á compressão é definida através de ensaios á compressão de acordo com a norma NP EN 12390-3
“Ensaios de betão endurecido. Parte 3: Resistência á compressão de provetes de ensaio”, sobre provetes moldados de acordo com a norma EP EN 12390 – 2
“Ensaios do betão endurecido: execução e cura de provetes para ensaios de resistência mecânica”.
A resistência de uma amostra deve ser o resultado do ensaio de um provete ou de a medida dos resultados quando se moldam dois ou mais provetes de uma amostra. 
Normas
NP EN 12620 Descritores
Tecnologia do cimento e do betão, agregados: matérias de construção: Pavimentos (estradas): estradas: controlo da qualidade: dimensões: tolerâncias dimensionais: granulometría: propriedades físicas dos materiais; resistência dos materiais; marcação: definições; bibliografia.
EP EN 933-1 Descritores:
Materiais de construção; Inertes, peneiração (granulometría); curva granulométrica; Tamisagem; classificação de tamanhos; ensaios; condições de ensaios; preparação de amostras para ensaio; relatório.
NP EN 1097-2 descritores.
Materiais de construção; agregados; propriedades mecânicas dos materiais; propriedades físicas dos materiais; resistência dos materiais; ensaios de fragmentação; ensaio de impacto; Preparação das amostras para ensaio; equipamento para ensaio; relatórios; sistemas de classificação, bibliografia.
EP EN 12350 – 2 descritores.
Tecnologia do cimento e do betão: betões: cimento: equipamento para ensaio preparação das amostras para ensaio: ensaios mecânicos: consistência (propriedades mecânicas).
EP EN 12350 – 3 ensaio de VêVê, Descritores
Tecnologias do cimento e do betão, betões, cimento; equipamento para ensaio, ensaios mecânicos: ensaios de vibração consistência propriedades mecânicas. Relatórios.
EP EN 12350 -4 ensaios do betão fresco grau de compactabilidade.
Descritores, tecnologias do cimento e do betão, cimentos, equipamentos para ensaios, preparação das amostras para ensaio, ensaios de compactação, ensaios mecânicos, consistência, (propriedades mecânicas) cálculos matemáticos; relatórios.























 

 
  




Sem comentários: